Bem-estar mental: 5 passos para o atingir

As evidências sugerem que existem 5 passos simples que pode fazer para atingir o bem-estar mental. Tentar essas coisas pode ajudar a que se sinta mais positivo(a) e capaz de aproveitar ao máximo a vida.

1. Conecte-se com outras pessoas

Bons relacionamentos são importantes para o seu bem-estar mental. Eles podem:

  • Ajudar a construir um sentimento de pertença e autoestima
  • Dar-lhe a oportunidade de compartilhar experiências positivas
  • Fornecer suporte emocional e permitir que você apoie os outros

Há muitas coisas que você pode tentar para ajudar a construir relacionamentos mais fortes e mais próximos.

Tente:

  • Reservar algum tempo todos os dias para estar com a sua família. Por exemplo, tente combinar um horário fixo para jantarem juntos
  • Organizar um dia com amigos que não vê há um tempo
  • Experimentar desligar a TV para falar ou jogar um jogo com seus filhos, amigos ou família
  • Almoçar com um colega
  • Visitar um amigo ou parente que precisa de apoio ou companhia
  • Ser voluntário numa escola local, hospital ou grupo comunitário.
  • Aproveitar ao máximo a tecnologia para ficar em contato com amigos e familiares. Aplicativos de chat de vídeo como Skype e FaceTime são úteis, especialmente se morar longe

Evite:

Não dependa apenas da tecnologia ou das redes sociais para construir relacionamentos. É fácil adquirir o hábito de apenas enviar mensagens de texto, mensagens ou e-mail para as pessoas.

2. Seja fisicamente ativo

Ser ativo não é ótimo apenas para sua saúde física e preparação física. As evidências mostram que também pode melhorar seu bem-estar mental:

  • Elevando sua autoestima
  • Ajudando a que defina metas ou desafios a alcançar
  • Causando mudanças químicas no seu cérebro que podem ajudar a mudar positivamente seu humor


Tente:

  • Encontrar atividades gratuitas para entrar em forma
  • Se tem uma deficiência ou um problema de saúde, descubra como se tornar ativo dentro da sua situação
  • Descobrir como começar a nadar, andar de bicicleta ou dançar
  • Descobrir como começar a fazer exercícios

Evite:

Não sinta que tem que passar horas no ginásio. É melhor encontrar atividades que goste e torná-las parte da sua vida.

3. Aprenda novas habilidades

Estudos mostram que aprender novas habilidades também pode melhorar o seu bem-estar mental:

  • Aumentando a autoconfiança e elevando a autoestima
  • Ajudando você a construir um senso de propósito
  • Ajudando você a se conectar com outras pessoas

Tente:

  • Aprender a cozinhar algo novo. Descubra mais sobre alimentação saudável e dicas de culinária
  • Assumir uma nova responsabilidade no trabalho, como ser o mentor de um membro júnior da equipa ou melhorar as suas habilidades de apresentação
  • Trabalhar num projeto FVM/DIY, como consertar uma bicicleta estragada, pintar o portão de jardim ou algo maior. Existem muitos tutoriais em vídeos gratuitos online
  • Considere inscrever-se num curso numa faculdade local. Você pode tentar aprender um novo idioma ou uma habilidade prática, como encanamento
  • Experimente novos hobbies que o desafiem, como escrever um blog, praticar um novo desporto ou aprender a pintar

Evite:

Não sinta que precisa de aprender novas qualificações ou fazer exames se isso não for do seu interesse. É melhor encontrar atividades que goste e torná-las parte de sua vida.

4. Dê aos outros

Estudos sugerem que atos de doação e bondade podem ajudar a melhorar seu bem-estar mental ao:

  • Criar sentimentos positivos e uma sensação de recompensa
  • Dando-lhe um sentimento de propósito e auto-estima
  • Ajudando a criar ligações com outras pessoas

Podem ser pequenos atos de gentileza para com outras pessoas, ou maiores como voluntariado na sua comunidade local.

Tente:

  • Dizer obrigado a alguém por algo que eles fizeram
  • Perguntar a amigos, familiares ou colegas como eles estão e realmente ouvir as suas respostas
  • Passar tempo com amigos ou parentes que precisam de apoio ou companhia
  • Oferecendo-se para ajudar alguém que conhece com projeto de trabalho ou DYI que eles estejam a fazer
  • Voluntariado na sua comunidade, como ajudar numa escola, hospital ou lar de idosos

5. Preste atenção ao momento presente

Prestar mais atenção ao momento presente pode melhorar seu bem-estar mental. Isso inclui os seus pensamentos e sentimentos, o seu corpo e o mundo ao seu redor.

Algumas pessoas chamam essa consciência de “atenção plena”. A atenção plena pode ajudar a aproveitar mais a vida e que se entenda melhor. Pode mudar positivamente a maneira como se sente em relação à vida e como aborda os desafios.

Emilia
Olá! O meu nome é Emilia. Sou a fundadora do Guia da Saúde e a pessoa responsável por colocar no website os artigos de informação criados pela nossa fantástica equipa de médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e personal trainers. Em conjunto, temos largos anos de experiência que pomos em prática para lhe disponibilizar as melhoras dicas possíveis nos mais diversos tópicos de saúde.

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