Insónia: sintomas, causas e tratamento

A insónia é um distúrbio do sono, que faz com que as pessoas tenham dificuldade em adormecer e manter o sono durante a noite. Geralmente melhora com a mudança dos hábitos de sono.

Verifique se tem insónia

Você tem insónia se regularmente:

  • Ficar acordado durante a noite
  • Acordar várias vezes durante a noite
  • Tiver dificuldade em adormecer e falta de sono
  • Acordar cedo e não conseguir voltar a dormir
  • Tiver falta de energia e cansaço depois de acordar
  • Achar difícil concentrar-se por causa do cansado
  • Achar difícil dormir uma soneca durante o dia
  • Se sentir cansado e irritado durante o dia

Pode ter estes sintomas durante meses, ou mesmo anos.

Quantas horas precisa de dormir?

Cada pessoa precisa de dormir quantidades diferentes, mas em média, precisamos:

  • Adultos: 7 a 9 horas
  • Crianças: 9 a 13 horas
  • Bebés: 12 a 17 horas

É muito provável que não durma o suficiente se estiver constantemente cansado durante o dia.

O que causa insónia?

As causas mais comuns são de insónia são:

  • Stress, ansiedade ou depressão
  • Ruído e barulho
  • Casa muito quente ou fria
  • Camas desconfortáveis
  • Álcool, cafeína ou nicotina
  • Drogas recreativas como cocaína ou ecstasy
  • Jet lag por mudança de fuso horários
  • Trabalho por turnos

Doenças e medicamentos que podem causar insónia:

  • Condições de saúde mental, como esquizofrenia ou transtorno bipolar
  • Doença de Alzheimer ou doença de Parkinson
  • Síndrome das pernas inquietas
  • Hipotireoidismo

Muitos medicamentos para essas doenças também podem causar insónia.

Coisas que o impedem de ter uma boa noite de sono:

  • Dores de longo prazo
  • Sonambulismo
  • Ronco ou respiração interrompida durante o sono (apneia do sono)
  • Adormecer repentinamente em qualquer lugar (narcolepsia)
  • Pesadelos ou terrores noturnos – as crianças podem sofrer destes

Como pode tratar a insónia em casa

A insónia geralmente melhora com a mudança de seus hábitos de sono.

O que deve fazer:

  • Vá para a cama e acorde à mesma hora todos os dias – só vá para a cama quando se sentir cansado
  • Relaxe pelo menos 1 hora antes de dormir – tomar um banho quente ou ler um livro pode ajudar
  • Certifique-se de que o seu quarto é escuro e silencioso – use cortinas grossas, persianas, máscara para olhos ou tampões para ouvidos
  • Faça exercício regularmente durante o dia
  • Certifique-se de que seu colchão, travesseiros e cobertores sejam confortáveis

O que não deve fazer:

  • Não fume ou beba álcool, chá ou café pelo menos 6 horas antes de deitar
  • Não coma uma grande refeição à noite
  • Não faça exercícios pelo menos 4 horas antes de dormir
  • Não veja televisão nem use aparelhos antes de dormir – a luz deixa-o mais acordado
  • Não faça uma soneca durante o dia
  • Não conduza quando sentir sono
  • Não durma mais depois de uma má noite de sono – em vez disso, mantenha as suas horas normais de sono

O que tomar para a insónia?

Pode obter comprimidos para dormir numa farmácia. Mas estes não vão acabar com a sua insónia de vez e têm muitos efeitos secundários.

Os comprimidos para dormir podem facilmente causar sonolência diurna no dia seguinte, o que pode tornar difícil concentrar-se para o trabalho ou qualquer outra tarefa.

Também não deve conduzir até pelo menos um dia depois de tomar os comprimidos.

Consulte o seu médico de família se:

  • Mudar os seus hábitos de sono não funcionar
  • Tiver tido problemas para dormir há vários meses
  • A sua insónia estiver a afetar a sua vida diária e você esteja a ter dificuldades em lidar com isso

Tratamento médico

Um médico de família irá tentar descobrir o que está a causar a sua insónia para que você obtenha o tratamento correto.

Às vezes, pode-lhe ser recomendado falar com um terapeuta para terapia cognitivo-comportamental. Esta terapia pode ajudar a mudar os pensamentos e comportamentos que o impedem de dormir.

Hoje em dia, os médicos raramente prescrevem comprimidos para dormir para tratar a insónia, uma vez que estas podem ter efeitos colaterais graves e criar dependência.

No máximo, os comprimidos são prescritos apenas por alguns dias ou semanas, caso:

  • A sua insónia seja muito má
  • Outros tratamentos não funcionem
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Emilia
Olá! O meu nome é Emilia. Sou a fundadora do Guia da Saúde e a pessoa responsável por colocar no website os artigos de informação criados pela nossa fantástica equipa de médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e personal trainers. Em conjunto, temos largos anos de experiência que pomos em prática para lhe disponibilizar as melhoras dicas possíveis nos mais diversos tópicos de saúde.

2 COMENTÁRIOS

  1. A insónia é uma doença para mim. Tomo medicação. Não podem recomendar algo que não seja químico? Agradeço.

    • Olá Lourdes,

      Para além de suplementos, a única coisa que a pode ajudar são “chás para dormir melhor”.

      Na secção de chás dos hipermercados pode facilmente encontrá-los. Por exemplo o Continente tem a ” Infusão Sono Tranquilo” e o “Chá Bons Sonhos”.

      Normalmente todos eles são à base de camomila, tília e lavanda. Mas recomendo que olhe para os ingredientes e encontre um chá com “Valeriana” ou “Raiz de Valeriana”, que é um ingrediente muito mais eficaz do que os outros. O “Chá Bons Sonhos” tem 5% por isso pode ser uma boa opção.

      Espero que ajude. 🙂

      Emilia

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