7 Maiores Mitos Sobre a Perda de Peso Que Prejudicam Os Seus Esforços

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Todos nós já ouvimos uma variedade de coisas sobre o que funciona e o que não funciona para perder peso. Mas será que é verdade ou apenas um mito passado de geração em geração? Fique a conhecer 7 Mitos da Perda de Peso Que Prejudicam Os Seus Esforços.

Quanto mais sabemos sobre os processos de perda de peso, mais difícil é cairmos nos vários mitos relativos à perda de gordura corporal. Apesar de estar na nossa natureza desejar simplificar processos complexos, temos que perceber que existem centenas de outros fatores que afetam esses processos.

Precisa de perceber que se todas as ações que tomar para alcançar um corpo magro forem baseadas em conhecimento errado, estará condenado ao fracasso, mesmo antes de começar. Portanto, vou desmistificar sete mitos em que, normalmente, as pessoas acreditam.

#1 Passar Fome é o Caminho Certo

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O seu corpo produz energia e é com ela que se levanta da cama de manhã. O seu combustível é composto por oxigénio, água e comida. Tentamos enganar os nossos corpos ao tratar a ingestão de combustível como uma simples equação matemática.

Calorias ingeridas – contra – calorias queimadas.

No entanto, os corpos humanos são mais adaptáveis do que isso. Na verdade, quanto menos comida o seu organismo tem durante um longo período de tempo, mais tenta conservar as calorias que obtém.

Tenha em mente: A maneira como ele faz isto é fornecer-lhe menos energia e não queimar as reservas de gordura que já tem debaixo da pele.

#2 Não Pode Comer Depois das 18 Horas

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A chamada regra das “18 horas” é um resquício de uma época em que não sabíamos nada sobre ciência nutricional e metabolismo humano. A lógica é que o seu organismo entra no modo de repouso entre as 21h e 22h e que, por isso, diminui a sua capacidade para queimar a comida ingerida como combustível.

Apesar de ser verdade que o seu corpo demora mais tempo a digerir a comida enquanto dorme, este ainda o converte na mesma quantidade de reservas de energia que converteria caso estivesse acordado.

Tome atenção: Isto é o mesmo que acontece com o pequeno-almoço, que o ajuda a perder peso, mesmo que o coma quando o seu sistema digestivo está apenas a acordar e o seu metabolismo ainda está lento.

O ato de comer irá ativar o metabolismo do seu corpo. Por isso jantar depois das 18 horas não tem problema, desde que não precise de dormir logo depois disso.

#3 Alimentos Baixos em Gordura Irão Ajudar a Emagrecer

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Uma vez mais, esta mania que tem vindo a acontecer nos últimos 20 anos foi baseada na ideia que “comer gorduras o torna gordo.”. Existe um fundo de verdade nisto, já que uma grama de gordura tem nove calorias, enquanto uma grama de proteína ou de hidrato de carbono tem apenas quatro.

No entanto, este mito, tal como muitos outros, subestima o poder de autorregulação do corpo humano.

Tome atenção: A matéria gorda que ingerimos pode pesar o mesmo e pode parecer a mesma quantidade de comida, que a opção baixa em gordura, mas os nossos corpos sabem a diferença.

Experimente consumir duas refeições, uma baixa em gordura e outra alta. Coma a mesma quantidade de cada. Ficará mais satisfeito depois da refeição baixa em gordura ou depois da alta?

#4 Tem Que Evitar Todos os Hidratos

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Tal como no mito acima, a dieta sem hidratos de carbono é baseada no desejo humano de obter uma resposta direta, uma solução simples, um bode expiatório da mercearia que causa todos os nossos problemas de gordura. Claro que o corpo humano e o próprio mundo são mais complicados do que isso.

Os hidratos de carbono existem em muitos tipos diferentes de digestibilidade. O arroz integral, por exemplo, é um hidrato de carbono, bem como o xarope de milho. Todos nós sabemos que um destes é mais saudável do que o outro, não sabemos?

Tome atenção: A razão é que o xarope de milho tem um índice glicémico alto (IGA) – o seu corpo absorve a energia dele tão rapidamente que irá sentir um “ímpeto de açúcar”. Isto é sempre seguido por uma quebra que causa desejos intensos por mais comida doce e snacks.

O arroz castanho, por outro lado, é absorvido lentamente no seu sistema.  Também contém fibra que o ajuda a perder peso ao fazê-lo sentir-se mais cheio e ajudar na digestão.

#5 Não Pode Comer Snacks e Comidas Rápidas

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Este mito é muito semelhante ao de passar fome – simplesmente não tem qualquer base científica. O seu corpo pode estar no seu melhor com uma quantidade modesta mas constante de comida que lhe diga, “não está a passar fome, mantenha os motores a funcionar,” sem amontoar um excesso de energia que será convertida em gordura!

Tal como em tudo, a chave para um corpo magro duradouro é a moderação, que não inclua muitas dietas loucas ou muitos batidos de proteínas.

#6 Exercício Árduo e Treinos São a Única Maneira

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O regime de exercícios tem recebido quase tanta atenção quanto o que come. Muitas pessoas gostariam de pensar que se fizerem exercício podem “comer tudo o que quiserem,” mas, de facto, muitos tipos de exercício não oferecem um grande benefício cardiovascular.

Tenha em mente: Também precisa de músculos fortes para fazer esses exercícios eficazes para queimar mais calorias – músculos que são feitos de proteína (não se esqueça de a comer).

Por outras palavras, uma dieta equilibrada é necessária não apenas para perder massa corporal, mas também para maximizar os benefícios de qualquer programa de treino.

#7 Dietas Com Um Alimento Irão Ajudar a Emagrecer

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Muitos de nós desejam que essa coisa louca resolva todos os nossos problemas – talvez ganhemos a lotaria ou sejamos “descobertos” a cantar num bar, ou percamos cinquenta quilos ao comer apenas toranjas ou saladas de repolho.

A verdade seja dita, nenhum alimento tem todos os nutrientes, vitaminas e minerais que o seu corpo precisa para construir ossos fortes, pele saudável e massa muscular.

Tenha em mente: Ao comer apenas um alimento, pode mesmo dificultar os seus objetivos de ficar magro, já que a falta de muitos nutrientes irá fazê-lo sentir-se cansado, fraco ou desejoso de mais comida de plástico.

Algumas dietas de muito sucesso focam-se principalmente em alguns poucos grupos de comida ou pessoas cujo paladar limita as suas opções. No entanto, nenhum destes pode sustentar um ser humano saudável por muito tempo, muito menos ajudar a perder peso!

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Sobre o Autor

Olá! O meu nome é Emilia. Sou a fundadora do Guia da Saúde e a pessoa responsável por colocar no website os artigos de informação criados pela nossa fantástica equipa de médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e personal trainers. Em conjunto, temos largos anos de experiência que pomos em prática para lhe disponibilizar as melhoras dicas possíveis nos mais diversos tópicos de saúde.

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