Obesidade: Causas e tratamento

O termo obesidade descreve uma pessoa que está muito acima do peso, com muita gordura corporal.

Como saber se você tem obesidade

O método mais usado para verificar se você tem um peso saudável é o índice de massa corporal (IMC).

Para a maioria dos adultos, um IMC de:

  • 18,5 a 24,9 significa que você tem um peso saudável
  • 25 a 29,9 significa que você está acima do peso
  • 30 a 39,9 significa que você é obeso
  • 40 ou mais significa que você é gravemente obeso

O IMC não é usado para diagnosticar obesidade porque pessoas muito musculosas podem ter um IMC alto sem muita gordura.

Mas, para a maioria das pessoas, o IMC é uma indicação útil de se elas têm peso saudável.

Uma medida melhor do excesso de gordura é o tamanho da cintura, que pode ser usado como medida adicional em pessoas com sobrepeso (com IMC de 25 a 29,9) ou moderadamente obesas (com IMC de 30 a 34,9).

Riscos de obesidade

É muito importante tomar medidas para combater a obesidade porque, além de causar mudanças físicas óbvias, pode levar a uma série de condições graves e potencialmente fatais.

Esses incluem:

  • Diabetes tipo 2
  • doença coronariana
  • alguns tipos de câncer, como  câncer de mama e  câncer de intestino
  • derrame

A obesidade também pode afetar sua qualidade de vida e levar a problemas psicológicos, como depressão e baixa autoestima.

Causas de obesidade

A obesidade geralmente é causada por comer demais e se mover muito pouco.

Se você consumir grandes quantidades de energia, especialmente gordura e açúcares, mas não queimar a energia por meio de exercícios e atividades físicas, grande parte da energia excedente será armazenada pelo corpo como gordura.

Calorias

O valor energético dos alimentos é medido em unidades chamadas calorias. O homem fisicamente ativo médio precisa de cerca de 2.500 calorias por dia para manter um peso saudável, e a mulher fisicamente ativa média precisa de cerca de 2.000 calorias por dia.

Essa quantidade de calorias pode parecer alta, mas pode ser fácil de alcançar se você comer certos tipos de alimentos. Por exemplo, comer um hambúrguer grande para viagem, batatas fritas e um milkshake pode totalizar 1.500 calorias – e isso é apenas uma refeição. Para obter mais informações, leia nosso guia para  entender as calorias .

Outro problema é que muitas pessoas não são fisicamente ativas, portanto, muitas das calorias que consomem acabam sendo armazenadas em seu corpo como gordura.

Dieta pobre

A obesidade não acontece durante a noite. Ela se desenvolve gradualmente ao longo do tempo, como resultado de uma dieta pobre e escolhas de estilo de vida, como:

  • comer grandes quantidades de comida processada ou fast food – que é rica em gordura e açúcar
  • beber muito  álcool – o álcool contém muitas calorias e as pessoas que bebem muito costumam estar acima do peso
  • comer fora  – você pode ficar tentado a comer também uma entrada ou sobremesa em um restaurante, e a comida pode ser rica em gordura e açúcar
  • comer porções maiores do que o necessário  – você pode ser encorajado a comer muito se seus amigos ou parentes também estiverem comendo porções grandes
  • beber muitas bebidas açucaradas – incluindo refrigerantes e suco de frutas
  • comer conforto – se você tem baixa autoestima ou se sente deprimido, você pode comer para se sentir melhor

Os hábitos alimentares pouco saudáveis ​​tendem a ser familiares. Você pode aprender maus hábitos alimentares com seus pais quando é jovem e continuá-los até a idade adulta.

Falta de atividade física

A falta de atividade física é outro fator importante relacionado à obesidade. Muitas pessoas têm empregos que envolvem sentar-se à mesa a maior parte do dia. Eles também dependem de seus carros, em vez de caminhar ou andar de bicicleta.

Para relaxar, muitas pessoas tendem a assistir TV, navegar na Internet ou jogar jogos de computador e raramente fazem exercícios regulares.

Se você não é ativo o suficiente, não usa a energia fornecida pelos alimentos que ingere, e a energia extra que você consome é armazenada pelo corpo como gordura.

Os médicos recomenda que os adultos façam pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica de intensidade moderada, como andar de bicicleta ou caminhada rápida, todas as semanas. Isso não precisa ser feito em uma única sessão, mas pode ser dividido em períodos menores. Por exemplo, você pode se exercitar por 30 minutos por dia, 5 dias por semana.

Se você é obeso e está tentando perder peso , talvez precise fazer mais exercícios do que isso. Pode ajudar começar devagar e aumentar gradualmente a quantidade de exercícios que você faz a cada semana.

Genética

Algumas pessoas afirmam que não adianta tentar perder peso porque “está na minha família” ou “está nos meus genes”.

Embora existam algumas doenças genéticas raras que podem causar obesidade, como a  síndrome de Prader-Willi, não há razão para que a maioria das pessoas não consiga perder peso.

Pode ser verdade que certas características genéticas herdadas de seus pais – como ter um grande apetite – podem tornar a perda de peso mais difícil, mas certamente não o torna impossível.

Em muitos casos, a obesidade está mais relacionada a fatores ambientais, como hábitos alimentares inadequados aprendidos durante a infância.

Razões médicas

Em alguns casos, condições médicas subjacentes podem contribuir para o ganho de peso. Esses incluem:

  • Uma  glândula tireoide subativa (hipotireoidismo)  – onde sua glândula tireoide não produz hormônios suficientes
  • Síndrome de Cushing  – uma doença rara que causa a superprodução de hormônios esteróides

No entanto, se condições como essas forem diagnosticadas e tratadas adequadamente, elas devem representar uma barreira menor para a perda de peso.

Certos medicamentos, incluindo alguns  corticosteroides , medicamentos para epilepsia e diabetes e alguns medicamentos usados ​​para tratar doenças mentais – incluindo antidepressivos e medicamentos para  esquizofrenia  – podem contribuir para o ganho de peso.

O ganho de peso às vezes pode ser um efeito colateral de  parar de fumar.

Visitando seu médico

Se você estiver com sobrepeso ou obeso, visite seu médico para obter conselhos sobre como  perder peso com segurança e para descobrir se você tem um risco aumentado de problemas de saúde.

Seu médico pode perguntar sobre:

  • seu estilo de vida  – particularmente sua dieta e quanta atividade física você faz; eles também vão perguntar se você fuma e quanto  álcool você bebe
  • quaisquer possíveis causas subjacentes para a sua obesidade – por exemplo, se você está tomando medicamentos ou tem uma condição médica que pode contribuir para o ganho de peso
  • como você se sente por estar acima do peso  – por exemplo, se isso faz você se sentir deprimido
  • quão motivado você está para perder peso
  • seu histórico familiar  – como obesidade e outras condições de saúde, como diabetes , são frequentemente mais comuns em famílias

Além de calcular seu IMC, seu médico também pode realizar testes para determinar se você tem maior risco de desenvolver complicações de saúde devido ao seu peso.

Isso pode incluir a medição de:

  • pressão arterial
  • níveis de glicose (açúcar) e colesterol em uma amostra de sangue
  • circunferência da cintura (a distância em torno de sua cintura)

Pessoas com cinturas muito grandes – geralmente 94 cm ou mais nos homens e 80 cm ou mais nas mulheres – têm maior probabilidade de desenvolver problemas de saúde relacionados à obesidade.

Seu médico também pode levar em consideração sua etnia, pois pode afetar o risco de desenvolver certas condições. Por exemplo, algumas pessoas de etnia asiática, africana ou afro-caribenha podem apresentar risco aumentado de pressão alta (hipertensão) . Medidas saudáveis ​​da cintura também podem ser diferentes para pessoas de diferentes origens étnicas.

Após a avaliação, você terá uma reunião para discutir os resultados em mais detalhes, fazer quaisquer perguntas que você tenha e explorar completamente as opções de tratamento disponíveis para você.

Tratamento de obesidade

Se você for obeso, fale com seu médico para obter conselhos sobre como perder peso com segurança.

Seu médico pode aconselhá-lo sobre como perder peso com segurança por meio de uma  dieta saudável e balanceada e atividade física regular.

Eles também podem informá-lo sobre outros serviços úteis, como:

  • grupos locais de perda de peso 
  • exercício com receita – quando você é encaminhado a uma equipe de saúde ativa local para uma série de sessões sob a supervisão de um treinador qualificado

Dieta

Não existe uma regra única que se aplique a todos, mas para perder peso a uma taxa segura e sustentável de 0,5 a 1 kg por semana, a maioria das pessoas é aconselhada a reduzir a ingestão de energia em 600 calorias por dia.

Para a maioria dos homens, isso significa consumir não mais do que 1.900 calorias por dia, e para a maioria das mulheres, não mais do que 1.400 calorias por dia.

A melhor maneira de conseguir isso é trocar as opções de alimentos pouco saudáveis ​​e com alto teor de energia – como fast food, alimentos processados ​​e bebidas açucaradas (incluindo álcool) – por escolhas mais saudáveis.

Uma dieta saudável deve consistir em:

  • muitas frutas e vegetais
  • abundância de batatas, pão, arroz, macarrão e outros alimentos ricos em amido (de preferência, você deve escolher variedades integrais)
  • algum  leite e alimentos lácteos
  • alguma carne , peixe, ovos ,  feijão e outras fontes de proteína não lácteas
  • apenas pequenas quantidades de alimentos e bebidas com alto  teor de gordura e açúcar

Tente evitar alimentos que contenham altos níveis de sal porque eles podem aumentar sua pressão arterial, o que pode ser perigoso para pessoas que já são obesas. Leia algumas dicas para uma dieta com baixo teor de sal .

Você também precisará verificar as informações de calorias para cada tipo de alimento e bebida que consome para ter certeza de não ultrapassar seu limite diário.

Alguns restaurantes, cafés e locais de fast food fornecem informações sobre calorias por porção, embora o fornecimento dessas informações não seja obrigatório. Tenha cuidado ao comer fora, porque alguns alimentos podem levá-lo rapidamente além do limite, como hambúrgueres, frango frito e alguns curries ou pratos chineses.

Programas de dieta e dietas da moda

Evite  dietas da moda  que recomendam práticas inseguras, como jejum (ficar sem comer por longos períodos de tempo) ou cortar grupos de alimentos inteiros. Esses tipos de dieta não funcionam, podem fazer você se sentir mal e não são sustentáveis ​​porque não ensinam hábitos alimentares saudáveis ​​a longo prazo.

Isso não quer dizer que todos os programas comerciais de dieta não sejam seguros. Muitos são baseados em princípios médicos e científicos sólidos e podem funcionar bem para algumas pessoas.

Um programa de dieta responsável deve:

  • educá-lo sobre questões como tamanho da porção, fazer mudanças comportamentais e alimentação saudável 
  • não ser excessivamente restritivo em termos do tipo de alimentos que você pode comer 
  • basear-se na obtenção de perda de peso gradual e sustentável, em vez de perda de peso rápida de curto prazo, que é improvável que dure

Dietas muito baixas em calorias

Uma  dieta de muito baixas calorias é aquela em que você consome menos de 800 calorias por dia.

Essas dietas podem levar à rápida perda de peso, mas não são um método adequado ou seguro para todos, e não são recomendadas rotineiramente para controlar a obesidade.

Dieta geralmente são recomendados apenas se você tiver uma complicação relacionada à obesidade que se beneficiaria com uma rápida perda de peso.

Os dietas muito baixas geralmente não devem ser seguidos por mais de 12 semanas de cada vez e só devem ser usados ​​sob a supervisão de um profissional de saúde devidamente qualificado.

Fale primeiro com seu médico se você estiver considerando este tipo de dieta.

Exercício

Reduzir a quantidade de calorias em sua dieta ajudará você a perder peso, mas manter um peso saudável requer atividade física para queimar energia.

Além de ajudar a manter um peso saudável, a atividade física também traz mais benefícios à saúde. Por exemplo, pode ajudar a prevenir e controlar mais de 20 doenças, como a redução do risco de  diabetes tipo 2 em 40%.

Os Diretores Médicos recomendam que os adultos façam um mínimo de 150 minutos de atividade de intensidade moderada por semana – por exemplo, 5 sessões de 30 minutos de exercícios por semana. Algo é melhor do que nada, e fazer apenas 10 minutos de exercício por vez é benéfico.

Atividade de intensidade moderada é qualquer atividade que aumente a frequência cardíaca e respiratória, como:

  • caminhada rápida
  • ciclismo 
  • natação recreativa
  • dançando

Alternativamente, você pode fazer 75 minutos de atividade vigorosa por semana, ou uma combinação de atividade moderada e vigorosa.

Durante uma atividade vigorosa, a respiração fica muito difícil, seu coração bate rapidamente e você pode não conseguir manter uma conversa. Exemplos incluem:

  • corrida
  • esportes mais competitivos
  • treinamento em circuito

Você também deve fazer  exercícios de força  e  treinamento de equilíbrio 2 dias por semana. Isso pode ser na forma de uma ginástica, carregar sacolas de compras ou fazer uma atividade como  tai chi . Também é fundamental que você interrompa o tempo sentado (sedentário) levantando-se e movendo-se.

O seu médico de família, consultor de perda de peso ou a equipe do  centro esportivo local podem ajudá-lo a criar um plano adequado às suas necessidades e circunstâncias pessoais, com metas realizáveis ​​e motivadoras. Comece pequeno e aumente gradualmente.

Também é importante encontrar atividades que você goste e queira continuar fazendo. Atividades com um elemento social ou exercícios com amigos ou familiares podem ajudar a mantê-lo motivado. Comece hoje – nunca é tarde.

Você pode precisar se exercitar por mais tempo a cada dia para prevenir a obesidade ou para evitar recuperar o peso se você for obeso. Para prevenir a obesidade, recomenda-se 45-60 minutos de atividade de intensidade moderada por dia. Para evitar recuperar o peso após ficar obeso, pode ser necessário fazer 60-90 minutos de atividade por dia.

O seu médico de família ou consultor de perda de peso poderá aconselhá-lo mais sobre o tipo de exercício que você deve fazer e por quanto tempo, levando em consideração seu nível de condicionamento físico atual e as circunstâncias individuais.

Outras estratégias úteis para obesidade

As evidências demonstram que a perda de peso pode ser mais bem-sucedida se envolver outras estratégias, além de mudanças na dieta e no estilo de vida. Isso pode incluir coisas como:

  • definir metas realistas de perda de peso  – se você é obeso, perder apenas 3% do peso corporal original pode reduzir significativamente o risco de desenvolver complicações relacionadas à obesidade
  • comer mais devagar e estar atento ao que e quando está comendo  – por exemplo, não se distrair assistindo TV
  • evitando situações onde você sabe que pode ser tentado a comer demais
  • envolvendo sua família e amigos com seus esforços para perder peso – eles podem ajudar a motivá-lo
  • monitorar seu progresso – por exemplo, pese-se regularmente e anote seu peso em um diário

Cirurgia

A cirurgia para perda de peso , também chamada de cirurgia bariátrica, às vezes é usada para tratar pessoas gravemente obesas.

A cirurgia bariátrica geralmente está disponível para tratar pessoas com obesidade grave que preenchem todos os seguintes critérios:

  • eles têm um IMC de 40 ou mais, ou entre 35 e 40 e outro problema de saúde sério que pode ser melhorado com a perda de peso, como  diabetes tipo 2 ou  hipertensão
  • todas as medidas não cirúrgicas apropriadas foram tentadas, mas a pessoa não atingiu ou manteve uma perda de peso clinicamente benéfica adequada
  • a pessoa está em forma o suficiente para fazer  anestesia e cirurgia
  • a pessoa tem recebido ou receberá tratamento intensivo como parte de seu tratamento
  • a pessoa se compromete com a necessidade de acompanhamento de longo prazo

A cirurgia bariátrica também pode ser considerada uma possível opção de tratamento para pessoas com IMC de 30 a 35 que foram recentemente (nos últimos 10 anos) diagnosticadas com diabetes tipo 2.

Em casos raros, a cirurgia pode ser recomendada como o primeiro tratamento (em vez de tratamentos de estilo de vida e medicamentos) se o IMC de uma pessoa for 50 ou superior.

Tratamento da obesidade em crianças

O tratamento da obesidade em crianças geralmente envolve melhorias na dieta e aumento da atividade física por meio de estratégias de mudança de comportamento.

A quantidade de calorias que seu filho deve ingerir por dia depende da idade e da altura. Seu médico deve ser capaz de aconselhá-lo sobre um limite diário recomendado e também pode encaminhá-lo para o programa de estilo de vida saudável familiar local.

O ideal é que crianças com mais de 5 anos de idade façam pelo menos 60 minutos de exercícios de intensidade vigorosa por dia, como correr, jogar futebol ou netball. Atividades sedentárias, como assistir televisão e jogar jogos de computador, devem ser restritas.

O encaminhamento para um especialista no tratamento da obesidade infantil pode ser recomendado se seu filho desenvolver uma complicação relacionada à obesidade ou se houver suspeita de que uma condição médica subjacente esteja causando a obesidade.

O uso de orlistat em crianças só é recomendado em circunstâncias excepcionais, como se uma criança for gravemente obesa e tiver uma complicação relacionada à obesidade.

A cirurgia bariátrica geralmente não é recomendada para crianças, mas pode ser considerada para jovens em circunstâncias excepcionais e se eles alcançaram, ou quase alcançaram, maturidade fisiológica.

Emilia
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