Probióticos e prebióticos

Probióticos são bactérias e leveduras vivas promovidas como tendo vários benefícios à saúde. Eles geralmente são adicionados a iogurtes ou tomados como suplementos alimentares e são frequentemente descritos como bactérias “boas” ou “amigáveis”.

Você é o que você come. Ou, mais precisamente, você é o que alimenta os trilhões de criaturinhas que vivem em seu intestino.

O revestimento do seu intestino, como todas as superfícies do seu corpo, é coberto por criaturas microscópicas, principalmente bactérias. Esses organismos criam um micro-ecossistema chamado microbioma. E embora não percebamos realmente que está lá, ele desempenha um papel enorme na sua saúde e pode até afetar seu humor e comportamento.

Não surpreendentemente, o que você alimenta seu microbioma pode ter o maior impacto em sua saúde. E quanto mais saudável, mais saudável você é. A chave para um microbioma saudável é nutrir um equilíbrio entre as quase 1.000 espécies diferentes de bactérias em seu intestino.

Existem duas maneiras de manter esse equilíbrio – ajudando os micróbios que já estão lá a crescer, dando-lhes os alimentos de que gostam (prebióticos) e adicionando micróbios vivos diretamente ao seu sistema (probióticos).

O que sao Prebióticos?

Os prebióticos são fibras vegetais especializadas. Eles agem como fertilizantes que estimulam o crescimento de bactérias saudáveis ​​no intestino.

Os prebióticos são encontrados em muitas frutas e vegetais, especialmente aqueles que contêm carboidratos complexos, como fibras e amido resistente. Esses carboidratos não são digeríveis pelo seu corpo, então eles passam pelo sistema digestivo para se tornarem alimento para as bactérias e outros micróbios.

A lista de alimentos prebióticos é longa, de aspargos a inhames. Uma rápida pesquisa na Internet trará dezenas de exemplos, assim como uma consulta com um nutricionista registrado.

Hoje em dia, a lista de suplementos prebióticos pode ser ainda maior, mas eles geralmente contêm um carboidrato complexo como a fibra. Empresas de suplementos comercializam produtos para condições específicas, como saúde óssea e controle de peso, alegando que seus ingredientes aumentam o crescimento de tipos específicos de bactérias.

O que são Probióticos?

Probióticos são microrganismos vivos e ativos ingeridos para alterar a flora gastrointestinal e trazer benefícios à saúde. Freqüentemente, são chamadas de bactérias boas no intestino e competem com as bactérias ruins para apoiar o corpo no estabelecimento de uma digestão ideal e auxiliar a função imunológica.

Acredita-se que os probióticos ajudem a restaurar o equilíbrio natural das bactérias em seu intestino (incluindo seu estômago e intestinos) quando ele foi interrompido por uma doença ou tratamento.

Existem algumas evidências de que os probióticos podem ser úteis em alguns casos, como ajudar a prevenir a diarreia ao tomar antibióticos e ajudar a aliviar alguns sintomas da síndrome do intestino irritável (SII).

Mas há poucas evidências para apoiar muitas alegações de saúde feitas sobre eles. Por exemplo, não há evidências que sugiram que os probióticos podem ajudar a tratar o eczema.

Mas para a maioria das pessoas, os probióticos parecem ser seguros. Se você quiser experimentá-los e tiver um sistema imunológico saudável, eles não devem causar efeitos colaterais desagradáveis.

Quais são os diferentes tipos de probióticos?

Existem vários tipos diferentes de probióticos, e seus benefícios para a saúde são determinados pelo trabalho que realizam no intestino. Eles devem ser identificados por seu gênero, espécie e nível de cepa probiótica. Aqui está uma lista de probióticos e seus possíveis benefícios para a saúde:

Lactobacillus

Existem mais de 50 espécies de lactobacilos. Eles são encontrados naturalmente nos sistemas digestivo, urinário e genital. Alimentos fermentados, como iogurte, e suplementos dietéticos também contêm essas bactérias. Lactobacillus tem sido usado para tratar e prevenir uma ampla variedade de doenças e condições.

Bifidobactérias

Existem aproximadamente 30 espécies de bifidobactérias. Eles constituem a maioria das bactérias saudáveis ​​do cólon. Eles aparecem no trato intestinal alguns dias após o nascimento, especialmente em bebês amamentados , e são considerados o melhor marcador de saúde intestinal.

Saccharomyces boulardii

Isso também é conhecido como S. boulardii e é o único probiótico de levedura. Alguns estudos demonstraram que é eficaz na prevenção e tratamento da diarreia associada ao uso de antibióticos e diarreia do viajante . Também foi relatado que previne a recorrência de C. difficile , trata a acne e reduz os efeitos colaterais do tratamento para H. Pylori.

Streptococcus thermophilus

Isso produz grandes quantidades da enzima lactase, o que a torna eficaz, segundo alguns relatos, na prevenção da intolerância à lactose.

Enterococcus faecium

Isso normalmente é encontrado no trato intestinal de humanos e animais.

Leuconostoc

Isso tem sido usado extensivamente no processamento de alimentos ao longo da história humana, e há muito tempo a ingestão de alimentos contendo bactérias vivas, bactérias mortas e metabólitos desses microrganismos.

Onde os probióticos benéficos (micróbios) vivem em meu corpo?

  • Embora o local mais comum ligado a micróbios benéficos seja seu intestino (principalmente intestino grosso), há vários locais dentro e fora do corpo que hospedam micróbios bons. Esses locais estão em contato com o “mundo externo” e incluem:
  • Intestino.
  • Boca.
  • Vagina.
  • Trato urinário.
  • Pele.
  • Pulmões.

Por que os probióticos são importantes para nossa saúde?

Os probióticos ajudam a criar um equilíbrio em um sistema digestivo saudável. Quando esse equilíbrio é rompido devido a uma doença, um tratamento com antibióticos, uma dieta sem alimentos ricos em nutrientes ou o crescimento excessivo de bactérias hostis, podem ocorrer problemas gastrointestinais.

Embora mais pesquisas sejam necessárias, há evidências de que os probióticos podem ajudar:

  • Previna e / ou trata a diarreia causada por infecções e antibióticos
  • Melhorar os sintomas da síndrome do intestino irritável
  • Impulsione o sistema imunológico
  • Reduza a inflamação e alergias

Posso usar probióticos para ajudar com problemas médicos?

Atualmente, há uma grande quantidade de pesquisas acontecendo em torno da ideia do que os probióticos podem fazer pelo seu corpo. Embora haja muitos resultados possivelmente positivos, os pesquisadores ainda estão trabalhando para encontrar respostas definitivas sobre como os probióticos podem ajudar em várias condições.

No entanto, existem algumas condições médicas em que os probióticos podem ajudar. Isso pode variar entre as pessoas, o que significa que o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Isso também pode variar de acordo com o probiótico que é tomado.

Algumas das condições que podem ser curadas com o aumento da quantidade de probióticos em seu corpo (por meio de alimentos ou suplementos) incluem:

  • Diarreia (diarreia causada por antibióticos e por infecção por Clostridioides difficile)
  • Constipação 
  • Doença inflamatória intestinal  
  • Síndrome do intestino irritável  
  • Infecções fúngicas 
  • Infecções do trato urinário 
  • Doença gengival 
  • Intolerância à lactose 
  • Eczema atópico
  • Infecções respiratórias superiores (infecções de ouvido, resfriado comum , sinusite ).
  • Sepse (especificamente em bebês)

Posso obter probióticos da comida?

Você pode absolutamente aumentar os micróbios benéficos em seu corpo a partir dos alimentos que ingere. Certos alimentos contêm probióticos (bactérias boas) e podem beneficiar a saúde do seu microbioma.

Esses alimentos podem ser introduzidos em sua dieta a qualquer hora do dia. Você pode até mesmo comê-los regularmente agora e não perceber que eles contêm probióticos. Você vai querer verificar o rótulo dos alimentos para “culturas vivas e ativas”. Algumas sugestões para apenas alguns dos alimentos ricos em probióticos que você pode adicionar à sua dieta e algumas vezes para experimentá-los incluem:

Para o café da manhã, experimente:

  • Iogurte.
  • Soro de leite coalhado.
  • Pão Sourdough.
  • Para o almoço, experimente:
  • Queijo tipo cottage.
  • Kombuchá.
  • Tempeh.
  • Para um lanche, experimente:
  • Picles fermentados.
  • Para o jantar, experimente:
  • Chucrute fermentado.
  • Kimchi.
  • Sopa de missô.

Certifique-se de que ainda está criando uma refeição equilibrada e saudável sempre que se sentar para comer. Embora adicionar alimentos ricos em probióticos em sua dieta não faça mal, o equilíbrio ainda é fundamental. Adicionar muito de apenas um alimento evita que seu corpo obtenha os benefícios de outros grupos de alimentos.

Como faço para tomar um suplemento de probióticos?

Existem várias maneiras de tomar um suplemento probiótico. Eles vêm em uma variedade de formas, incluindo:

  • Alimentos.
  • Bebidas
  • Cápsulas ou comprimidos.
  • Pós.
  • Líquidos.

Suplementos probióticos podem ser combinados com um prebiótico. Prebióticos são carboidratos complexos que alimentam os microorganismos em seu intestino. Basicamente, os prebióticos são a “fonte de alimento” para as bactérias boas. Eles ajudam a alimentar as bactérias boas e a mantê-las saudáveis. Os prebióticos incluem inulina, pectina e amidos resistentes.

Quando você tem um suplemento que combina um probiótico e um prebiótico, é chamado de simbiótico.

Devo dar probióticos para meus filhos?

Os probióticos podem ser benéficos para adultos e crianças. Se seu filho tem uma doença que requer um medicamento antibiótico para o tratamento, tomar um probiótico pode ajudar a reduzir os sintomas. Os probióticos também podem ser usados ​​para ajudar a aliviar a constipação, o refluxo ácido, a diarreia, os gases e o eczema em crianças.

A introdução de probióticos na dieta de seu filho por meio dos alimentos é normalmente uma maneira segura de administrá-los. Alimentos como iogurte e queijo cottage geralmente fazem parte de uma dieta balanceada e podem adicionar bactérias boas sem muitos riscos.

Existem suplementos probióticos disponíveis no mercado especificamente projetados para bebês e crianças. No entanto, é importante conversar com o pediatra do seu filho antes de dar-lhe qualquer suplemento probiótico ou mudar a dieta da criança para incluir alimentos ricos em probióticos.

Existem riscos relacionados aos probióticos?

Os probióticos são geralmente considerados seguros. No entanto, existem alguns riscos associados aos suplementos. Esses riscos aumentam se você tiver uma condição médica que enfraquece o sistema imunológico, se tiver feito uma cirurgia recentemente ou se tiver outras doenças graves.

Os riscos improváveis, mas possíveis, podem incluir:

  • Desenvolvendo uma infecção.
  • Desenvolvendo resistência aos antibióticos.
  • Desenvolvimento de subprodutos prejudiciais do suplemento probiótico.

Coisas a considerar:

  • Encontre a variedade certa para suas necessidades individuais.
  • Siga as instruções de armazenamento, pois alguns probióticos precisam ser refrigerados.
  • Verifique a data de validade do probiótico que você está usando.
  • Experimente alimentos ou suplementos. Qualquer um está bem, embora os suplementos geralmente tenham concentrações mais altas de probióticos.

Mais importante ainda, faça uma dieta rica em nutrientes e rica em fibras – incluindo frutas, vegetais e grãos inteiros. Os probióticos se alimentam de fibras e constroem colônias que manterão seu intestino em um equilíbrio saudável.

Se você tiver dúvidas ou preocupações sobre probióticos, certifique-se de discuti-las com seu médico.

Emilia
Olá! O meu nome é Emilia. Sou a fundadora do Guia da Saúde e a pessoa responsável por colocar no website os artigos de informação criados pela nossa fantástica equipa de médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e personal trainers. Em conjunto, temos largos anos de experiência que pomos em prática para lhe disponibilizar as melhoras dicas possíveis nos mais diversos tópicos de saúde.

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