Dor nas costas

A dor nas costas é muito comum e geralmente melhora em algumas semanas ou meses.

A dor na região lombar (lumbago) é particularmente comum, embora possa ser sentida em qualquer lugar ao longo da coluna, do pescoço até os quadris.

Na maioria dos casos, a dor não é causada por nada grave e geralmente melhora com o tempo.

Existem coisas que você pode fazer para ajudar a aliviá-lo. Mas às vezes a dor pode durar muito tempo ou continuar voltando.

Como aliviar dores nas costas

As dicas a seguir podem ajudar a reduzir sua dor nas costas e acelerar sua recuperação:

  • fique o mais ativo possível e tente continuar suas atividades diárias – esta é uma das coisas mais importantes que você pode fazer, já que descansar por longos períodos pode piorar a dor
  • tente  exercícios e alongamentos para dores nas costas ; outras atividades como caminhada , natação ,  ioga e pilates  também podem ser úteis
  • tome  analgésicos anti-inflamatórios , como o  ibuprofeno – lembre-se de verificar se o medicamento é seguro para você tomar e pergunte a um farmacêutico se você não tiver certeza
  • use pacotes de compressão quentes ou frios para alívio de curto prazo – você pode comprá-los em uma farmácia, ou uma bolsa de água quente ou um saco de vegetais congelados embrulhados em um pano ou toalha funcionarão tão bem

Embora possa ser difícil, ajuda se você ficar otimista e reconhecer que sua dor deve melhorar. Pessoas que conseguem se manter positivas apesar da dor tendem a se recuperar mais rapidamente.

Obtendo ajuda e conselhos

A dor nas costas geralmente melhora por conta própria em poucas semanas ou meses e você pode não precisar consultar um médico ou outro profissional de saúde.

Mas é uma boa ideia obter ajuda se:

  • a dor não começa a melhorar dentro de algumas semanas
  • a dor te impede de fazer suas atividades do dia a dia
  • a dor é muito forte ou piora com o tempo
  • você está preocupado com a dor ou lutando para lidar com

Se você for a um clínico geral, ele perguntará sobre seus sintomas, examinará suas costas e discutirá possíveis tratamentos. 

Eles podem encaminhá-lo a um médico especialista ou fisioterapeuta para obter mais ajuda.

Como alternativa, você pode considerar entrar em contato diretamente com um fisioterapeuta.

Tratamentos para dores nas costas com um especialista

Um clínico geral, especialista ou fisioterapeuta pode recomendar tratamentos extras se acharem que sua dor não vai melhorar apenas com medidas de autoajuda.

Isso pode incluir:

  • aulas de exercícios em grupo, onde você ensina exercícios para fortalecer seus músculos e melhorar sua postura
  • tratamentos de terapia manual, como manipulação da coluna e massagem, que geralmente são feitos por um fisioterapeuta, quiroprático  ou osteopata
  • apoio psicológico, como  terapia cognitivocomportamental (TCC) , que pode ser uma parte útil do tratamento se você estiver lutando para lidar com a dor

Algumas pessoas optam por ver um terapeuta para terapia manual sem primeiro consultar um clínico geral. Se você quiser fazer isso, geralmente precisará pagar por um tratamento particular.

A cirurgia geralmente é considerada apenas no pequeno número de casos em que a dor nas costas é causada por uma condição médica específica.

Causas de dores nas costas

Muitas vezes não é possível identificar a causa da dor nas costas. Os médicos chamam isso de dor nas costas não específica.

Às vezes, a dor pode ser de uma lesão, como uma  entorse ou distensão , mas geralmente acontece sem motivo aparente. Muito raramente é causado por algo sério.

Ocasionalmente, a dor nas costas pode ser causada por uma condição médica, como:

  • um  disco deslizado (prolapso)  – onde um disco de cartilagem na coluna vertebral pressiona um nervo próximo
  • ciática  – irritação do nervo que vai da pélvis aos pés

Essas condições tendem a causar sintomas adicionais, como dormência, fraqueza ou sensação de formigamento, e são tratadas de forma diferente da dor inespecífica nas costas.

Prevenindo dores nas costas

É difícil prevenir a dor nas costas, mas as dicas a seguir podem ajudar a reduzir o risco:

  • faça exercícios e alongamentos regulares para as costas – um clínico geral ou fisioterapeuta pode aconselhá-lo sobre os exercícios a tentar
  • mantenha-se ativo – fazer exercícios regularmente   pode ajudar a manter as costas fortes; adultos são aconselhados a fazer pelo menos  150 minutos de exercícios por semana
  • evite sentar por longos períodos
  • tome cuidado ao levantar  
  • verifique sua postura quando estiver sentado, usando computadores ou tablets e assistindo televisão
  • certifique-se de que o colchão em sua cama o sustenta adequadamente
  • perder peso através de uma combinação de uma  dieta saudável e exercícios regulares se você estiver acima do peso – estar acima do peso pode aumentar o risco de desenvolver dores nas costas

Quando obter aconselhamento médico imediato

Você deve entrar em contato com um médico imediatamente se tiver dores nas costas e:

  • dormência ou formigamento em torno de seus genitais ou nádegas
  • dificuldade em fazer xixi
  • perda de controle da bexiga ou intestino – fazer xixi ou cocô
  • dor no peito
  • uma temperatura alta
  • perda de peso não intencional
  • um inchaço ou deformidade nas costas
  • não melhora depois de descansar ou piora à noite
  • começou após um acidente grave, como após um acidente de carro
  • a dor é tão forte que você está tendo problemas para dormir
  • a dor piora ao espirrar, tossir ou fazer cocô
  • a dor vem do alto das costas, entre os ombros, e não da parte inferior das costas

Esses problemas podem ser um sinal de algo mais sério e precisam ser verificados com urgência.

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Emilia
Olá! O meu nome é Emilia. Sou a fundadora do Guia da Saúde e a pessoa responsável por colocar no website os artigos de informação criados pela nossa fantástica equipa de médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e personal trainers. Em conjunto, temos largos anos de experiência que pomos em prática para lhe disponibilizar as melhoras dicas possíveis nos mais diversos tópicos de saúde.

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