Peso Ideal em 12 Semanas – 12ª Semana

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Muitos parabéns por ter conseguido chegar à 12ª Semana!

Ao longo destes últimos meses você trabalhou no duro para adotar hábitos mais saudáveis. Como deve ter descoberto, os hábitos antigos não são fáceis de quebrar. Quer tenha alcançado o seu peso ideal ou queira continuar a perder peso, esta semana você tem algo para comemorar.

Mas este não é o fim, mas sim o começo do seu novo estilo de vida mais saudável. Já conseguiu alcançar tanto que não há volta atrás agora. Continue!

Você sabia?

Estudos mostram que reduzir o tempo que passa sentado irá ajudar a perder peso. Não só você deve fazer mais exercício estruturado, como correr ou andar de bicicleta, como deve também ser mais ativo no dia-a-dia.

Isso significa passar menos tempo sentado à frente da televisão, a utilizar o computador ou a usar o carro para ir ao supermercado no fundo da rua.

O seu próximo desafio: manter o peso fora

Mulher feliz com peso perdido

Se atingiu o seu peso ideal durante as últimas 12 semanas, muitos parabéns, mas a sua missão não termina aqui.

O controlo de peso é um compromisso que tem de ser feito ao longo da vida, e você acabou apenas de completar a parte mais difícil. Quanto mais tempo continuar com o seu novo estilo de vida, o mais normal se vai sentir com ele.

Os nossos conselhos sobre como perder peso neste guia de 12 semanas também podem ajudar a gerir melhor o seu peso a longo prazo.

Abaixo estão alguns dicas de pessoas que perderam peso e foram bem-sucedidas em mantê-lo fora:

Mantenha uma alimentação de baixas calorias

Vários estudos demostram que as pessoas que perderam peso e mantiveram-no fora por pelo menos um ano, continuou a comer uma dieta de baixas calorias em vez da comida que ingeria anteriormente.

Continue a planear o futuro

Mantenha o seu hábito de comer de forma saudável independentemente das mudanças na sua rotina, tais como comer fora, fins de semana ou feriados. Ao planear com antecedência, está menos propenso(a) a escorregar.

Coma o pequeno-almoço

Diversos estudos demonstram que o pequeno-almoço pode ajudar as pessoas a controlar o seu peso. Comer um bom e saudável pequeno-almoço evita fome e desejos durante o dia.

Mantenha-se ativo(a)

Estudos mostram que as pessoas que perderam peso e o mantiveram fora fazem 60 a 90 minutos de atividade física diariamente, sem comer demasiado.

Continue a monitorizar o seu peso

Pese-se regularmente (uma vez por semana, pelo menos) para que permaneça no peso ideal e note pequenos ganhos de peso, para os combater antes destes se tornarem num problema.

Obtenha apoio

Fale com a sua família e amigos para estes o(a) apoiarem no seu novo estilo de vida mais saudável, quer seja ao fazer escolhas mais saudáveis de comida ou ajudando-o(a) a manter-se ativo(a) fazendo exercício consigo.

Mantenha o seu plano de forma consistente

Mantenha o seu plano de alimentação e atividade sete dias por semana. Não se sinta tentado(a) a facilitar no final da semana ou durante as férias.

Mantenha a sua dieta interessante

A variedade é o tempero da vida. Se sentir que está a escorregar de volta aos velhos hábitos, baralhe um pouco as coisas. Compre um novo livro de receitas saudáveis, inscreva-se num curso de cozinha saudável ou tente uma nova atividade.

Tem de perder mais peso?

Mulher insatisfeita com peso perdido

Ao longo destas últimas 12 semanas você obteve as habilidades e conhecimentos necessários para fazer escolhas alimentares saudáveis e ser mais ativo(a).

Se ainda precisar de perder mais peso, continue a manter o limite calórico diário e a fazer 150 minutos de exercício semanalmente.

É também possível que já tenha chegado a um patamar diferente de peso. Use o calculador de IMC da DECO para verificar que o limite calórico que está a seguir ainda é o apropriado para o seu peso atual e IMC atual.

Perder peso de forma saudável é um processo gradual. Se se estiver a sentir frustrado(a) com o seu progresso, lembre-se que mesmo perdendo uma pequena quantidade de peso é uma vitória.

Isso significa que você conseguiu parar de ganhar peso e que está a começar a mudar o seu estilo de vida para melhor. Está a ir na direção certa, o que é gratificante. Continue!

Lembre-se que você não está sozinho. Para obter conselhos pode sempre enviar-nos um email para [email protected] ou deixar um comentário neste artigo.

Se sentir a necessidade de aconselhamento profissional, o seu médico(a) de família ou nutricionista pode ajudar. Eles podem ajudar a avaliar a sua dieta e os níveis de atividade, definir metas para a mudança e monitorizar o seu progresso.

Informação Útil

Comprimidos para perder peso

Ao concluir esta semana chegou ao fim das 12 semanas no nosso plano. A última coisa que nos resta repetir é dar-lhe os nossos sinceros parabéns!

Este plano, embora tenha sido criado para todos os que tenham força de vontade para o completar, não é necessariamente para toda a gente, uma vez que cada um de nós é um individual e pode ser necessário um empurrão extra aqui e ali para o próximo passo.

Aqui ficam links para soluções que o(a) podem ajudar nestes casos:

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Sobre o Autor

Olá! O meu nome é Emilia. Sou a fundadora do Guia da Saúde e a pessoa responsável por colocar no website os artigos de informação criados pela nossa fantástica equipa de médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e personal trainers. Em conjunto, temos largos anos de experiência que pomos em prática para lhe disponibilizar as melhoras dicas possíveis nos mais diversos tópicos de saúde.

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