6 Dicas Para Diminuir a Retenção de Água e Perder Peso

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Retenção de Água

Tanto os homens como as mulheres experimentam com frequência a alegria de perder muitos quilos de peso em água durante as primeiras semanas da sua dieta. Quando metem os pés na balança ficam espantados por perder um total de 5 quilos em apenas alguns dias.

Apesar destes números flutuarem com frequência e não serem iguais aos da perda total de gordura, remover o excesso de líquidos pode produzir mudanças surpreendentes. Irá notar uma figura mais elegante e mais magra. Apesar da perda de peso exigir tempo e persistência, uma redução segura do peso excessivo em água pode dar-lhe uma excelente recompensa rápida pelos seus esforços.

Livre-se desses quilos extra com os conselhos seguintes e torne os seus abdominais mais tonificados e as suas ancas e cintura mais magras.

#1 Faça 30 Minutos de Exercício Cardiovascular

Exercício Cardiovascular

A primeira forma de se livrar do peso de água em excesso é começar a suar. O meu conselho principal é fazer exercício cardiovascular já que isto irá aumentar o seu ritmo cardíaco e o metabolismo.

Ler Mais: Os 8 Exercícios Mais Eficazes para Perder Peso

Devido a uma maior taxa metabólica o seu corpo irá queimar não apenas gordura, mas quaisquer toxinas residuais no seu corpo que contribuam para a retenção excessiva de líquidos.

Conselho: Exercite-se entre 30 a 60 minutos de cada vez. Se exceder este limite irá aumentar os seus níveis de cortisol. Caso não saiba, níveis mais elevados de cortisol irão dificultar muito a sua perda de peso.

#2 Reduza a Sua Ingestão de Sódio

Sal

É um facto bem estabelecido que o sódio é um dos eléctrodos mais importantes nutrientes na gestão corporal da água. A razão para tal é porque o sódio atrai naturalmente as moléculas da água.

Logo, se os seus níveis de sódio estiverem descontrolados (muito altos ou muito baixos) o seu corpo vai começar a reter água.

Infelizmente, esta substância está presente em grande quantidade no sal de mesa. Esta é a razão principal para evitar também comidas prontas e “fast-food” uma vez que estas são temperadas excessivamente em sal. Se não as evitar, é muito provável que sinta um excesso de inchaço e aumento da sua cintura.

Sabia?

Uma pequena quantidade de sal na sua dieta é necessário, uma vez que ajuda a manter o seu equilíbrio electrolítico e permite que muitos dos seus órgãos funcionem adequadamente.

Conselho: Deve sempre tentar manter-se dentro da dose diária recomendada de sódio (não sal) – de menos de 2,300 mg por dia! Deve também tentar trocar o sal branco convencional pela sua versão cor-de-rosa dos Himalaias porque esta inclui muito menos sódio e minerais.

#3 Corrija o Seu Menu Diário

Grelhados

Já não existe dúvida que o açúcar (especialmente o artificial) é o veneno de todas as dietas. Alimentos que são muito doces têm uma tendência para aumentar o armazenamento de gordura. Para além disso, ele contém muitas calorias que podem mesmo levar à formação de celulite!

Portanto, eu recomendo que faça estas mudanças cruciais nos seus hábitos alimentares:

  • Corte com os refrigerantes e todos os adoçantes artificiais.
  • Os homens devem limitar a ingestão diária de açúcar a 150 calorias (37.5 gramas ou 9 colheres de chá) e as mulheres a 100 calorias (25 gramas ou 6 colheres de chá).
  • Aumente a quantidade de alimentos ricos em fibra no seu menu diário para aumentar a eficiência do seu trato digestivo que desempenha um papel crucial em qualquer processo de perda de peso.
  • Aumente a sua ingestão diária de proteína. Multiplique apenas o seu peso actual (em quilos) por 0.36 e depois dobre esse número. Esta é a quantidade de proteína (em gramas) que deve comer diariamente.

Tenha em mente: Em vez de fazer um banquete de açúcar, deve embarcar num plano alimentar rico em fibra e proteínas.. Estes nutrientes contribuem para ganhar massa muscular, o que pode aumentar a sua taxa metabólica e ajudar a queimar gordura.

#4 Beba Mais Água

Morango em Água

Apesar do nossa próxima sugestão possivelmente soar contra-intuitiva, tome atenção uma vez que ela tem um papel crucial na perda de peso em água rapidamente. Para fazer com que o seu corpo pare de reter água, você tem de beber a quantidade diária recomendada de água.

Este método funciona porque o seu corpo faz por tudo para o/a manter hidratado(a).

Quando bebe pouco, o seu corpo irá agarrar-se a cada molécula de água que pode para manter as suas funções vitais a funcionar. No entanto, quando o seu consumo diário é suficiente, o seu organismo começa a descarregar as suas reservas em excesso.

De acordo com a informação partilhada na Mayoclinic, a ingestão adequada é a seguinte:

  • Os homens devem consumir cerca de 13 copos (3 litros) de água por dia.
  • As mulheres devem consumir cerca de 9 copos (2,2 litros) de água por dia.

Se fizer exercício durante o dia, considere beber ainda mais como parte do seu plano alimentar para prevenir a desidratação.

#5 Coma e Beba Diuréticos Naturais Diariamente!

Melancia

Sabia que pode facilmente incorporar na sua dieta muitos alimentos que irão melhorar a perda de água em excesso? Estes são chamados diuréticos naturais e estão disponíveis por todo o mundo:

Frutos
– Melões, groselha preta, limão ou arandos.

Vegetais
– Funcho, alho, aipo, couve de Bruxelas, beterraba, repolho, espargos e salsa.

Ervas
– Milefólio, urtiga e coentro.

À excepção dos alimentos mencionados em cima deve focar-se nestes também – aveiavinagre de maçãchá verdesumo de cenourasumo de limão, etc.

#6 Reduza o Stress Físico e Emocional

Stress Físico e Emocional

As pessoas normalmente não dão a devida importância aos factores psicológicos e emocionais no seu processo de perda de peso. Sabia que o peso do seu corpo é afectado até pelas suas preocupações diárias?

Se esta informação é nova para si, aposto que nunca ouviu falar de uma hormona chamada cortisol!

É uma hormona induzida pelo stress que faz com que o seu corpo armazene muito mais gordura e água dentro dos seus tecidos corporais.

Tanto as formas físicas como emocionais de stress tais como excesso de exercício ou a turbulência emocional podem aumentar os seus níveis de cortisol. A melhor forma para promover a perda de peso é reduzir os seus níveis de stress. Pode fazer isto facilmente ao fazer várias coisas que gosta.

Portanto, pode experimentar:

  • Meditar, ver uma comédia, ler um bom livro, pintar, fazer exercício diariamente (mas não demasiado – veja a sugestão #1 neste artigo); ir à praia ou fazer uma caminhada; passar tempo com alguém especial ou experimentar um novo hobby.

Sumário: Pode Perder Peso do Dia Para a Noite

O seu corpo é composto principalmente por água e o seu conteúdo é sempre variável em função do seu estilo de vida. Por exemplo, se seguir os meus conselhos citados acima e fizer uma dieta rigorosa por um dia, pode perder até um quilo e meio no seguinte!

A única desvantagem é que pode ganhar esses quilos de volta com alguma facilidade!

Como pode ver neste artigo, livrar-se do peso em água é bastante fácil se fizer exercícios cardiovasculares, diminuir o consumo de sódio, comer mais proteínas e fibras, limitar a sua ingestão de açúcar, beber mais água, reduzir seus níveis de stress e ingerir diuréticos naturais!

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Sobre o Autor

Olá! O meu nome é Emilia. Sou a fundadora do Guia da Saúde e a pessoa responsável por colocar no website os artigos de informação criados pela nossa fantástica equipa de médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e personal trainers. Em conjunto, temos largos anos de experiência que pomos em prática para lhe disponibilizar as melhoras dicas possíveis nos mais diversos tópicos de saúde.

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